segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sobreviva ao Planeta X

Muita gente está falando sobre esse tal “Planeta X” (Ou seus heterônomos: Nibiru, Hercólubus, “Planeta Chupão”, etc...) e sobre os fenômenos que ocorrerão quando da passagem do “bicho” pelo sistema solar. Claro que eu não acredito nisso, mas por via das dúvidas, né... No creo en las brujas, pero que las hay... Então, resolvi escrever este pequeno guia de sobrevivência para aqueles que, incrédulos quanto aos malucos da Nova Era (Que só ocorrerá no solstício de Outono de 2140, estejam avisados), de repente olharem para o céu e darem de cara com uma bola vermelha maior que a Lua.

-Tenha em mente que, caso passe o Planeta X passe por aqui, sua atração gravitacional vai influenciar a Terra por uns dias. Isso quer dizer que a terra estará sendo influenciada não mais pelo Sol, mas pelo Planeta X que, segundo os estudos, é uma Anã Marrom (estrela anã de pouca luminosidade). Portanto, coisas realmente birutas podem acontecer a este planeta, e por isso, devemos estar preparados.

- Não acredite no que dizem os “gurus da Nova Era”: Ramatís, Trigueirinho, Raël e Ashtar Sheran não virão para tirar os escombros de cima de você. Caso você fique esperando pelas “Naves Galácticas dos Irmãos da Luz”, a única coisa que você vai ter é uma visão de camarote do Fim do Mundo, com direito a um banho de lava (Caso esteja perto de regiões vulcânicas, mesmo as adormecidas) ou uma martelada de toneladas de água (Caso esteja no litoral).

-Mudança brusca de temperatura: Roupas pesadas, de frio, devem estar em prontidão. Nunca se sabe se haverá uma mudança de pólos (Pole Shift) e, caso haja, onde serão os novos pólos. Vai que o teu abrigo acabe ficando no Novo Pólo Norte... Sem contar que os vulcões entrarão em erupção, talvez a totalidade deles, e suas cinzas cubram a atmosfera, impedindo a passagem da luz (E do calor) do Sol, gerando uma “mini-era glacial”. É bom se agasalhar.

-Contaminação: Avalie quantas pessoas vão ficar no abrigo. A água precisará ser adquirida na quantidade certa para, pelo menos, dois meses, a cinco litros/dia por pessoa. Caso não possa comprar tanta água, improvise com purificadores de água, ligando a saída de um na entrada de outro até a última saída. De acordo com o que foi passado, haverá contaminação por óxido de ferro, portanto é essencial que estoque-se alimentos pobres em ferro, para evitar envenenamento por excesso do metal. Cinzas vulcânicas, expelidas por vulcões em erupção (E que estarão cobrindo a atmosfera, na pior das hipóteses) também podem envenenar a água.

-Comunicação: Satélites estarão todos inoperantes, devido à troca eletromagnética entre o Sol e o Planeta X (E com a Terra no meio deles). O único meio de comunicação para grandes distâncias será o rádio de ondas curtas (SW), cujas ondas batem na atmosfera e voltam, em ricochete. Tenha um rádio transmissor em SW por perto, pois se o Planeta X passar, será o único meio de se comunicar. Hora de tirar o velho rádio PX de dentro do armário...

-Computador: Esqueça a internet. A troca eletromagnética entre o Sol e o Planeta X vai detonar qualquer coisa que precisa de magnetismo para funcionar, inclusive discos rígidos. Equipe seu computador (Preferível um laptop) com uma unidade SSD, que não é tão vulnerável a um revertério magnético. Para armazenar dados para leitura, recomendo discos óticos. Discos RW (regraváveis) podem ser usados para armazenamento temporário de dados. E lembre-se de isolar a máquina de qualquer aparato de metal ou que possa conduzir eletricidade estática.

-Ar: O óxido de ferro e as cinzas vulcânicas podem contaminar o ar, também. Recomendáveis máscaras de gás ou, em caso de emergência, panos umedecidos em água. Procure não sair do abrigo por motivos banais.

-Localização: Tenha em mente que, na passagem do Planeta X, os ambientes mais vulneráveis são as cidades, as regiões próximas a vulcões e o litoral. Quando o bicho aperta, é cada um por si ou cada grupo por si, não há amigos de churrasco nem colegas de faculdade. A cidade será praça de guerra pela sobrevivência, os vulcões entrarão em erupção, jogando cinzas e lava pra todos os lados e o litoral pode ser arrasado por gigantescas tsunamis, portanto é recomendável que o lugar ideal para a localização de um abrigo eficiente seja a zona rural de uma cidade do interior. Quanto menor a cidade, e mais afastada do litoral, melhor. De preferência, que esteja em um planalto ou planície.

-Base: O abrigo, o local onde talvez vocês tenham que ficar pelos próximos dois anos, ou no mínimo 40 dias. Evite apartamentos e casas com sobrados. Quanto mais andares tiver, serão mais escombros que cairão por cima de você. O abrigo ideal é um subterrâneo. Se não puder achar uma caverna, junte os teus amigos e escave um abrigo. Se tiver dinheiro sobrando e pás faltando, opte por um container. Um container é resistente, pode ser montado em estruturas modulares (Mas, por favor, mantenha tudo na horizontal!) e não desabará como uma pilha de tijolos por cima de você quando chegarem os furacões. Melhor ainda: Pode-se escavar um abrigo subterrâneo e encaixar o container lá dentro, para reforçar as paredes. A vantagem do subterrâneo é que você pode fazer alguns andares pra baixo, podendo abrigar mais gente. A criatividade humana nessas horas é surpreendente...

-Armas: Sim, armas! Lembre-se, o Planeta X trará tempos difíceis, e saqueadores podem emergir para roubar comida (Óbvio!), dinheiro (Ainda haverá quem dará valor), remédios (Cogitável, também) e mulheres (Sim, também haverá os que pensam “naquilo”). Defender-se é fundamental. Arrumar carne de caça pra prolongar os suprimentos, também. Se possível, ao sair pra caçar, use arco e flecha ou besta. Assim, tiros perdidos podem ser recuperados. Deixe as armas de fogo estritamente para defesa.

-Dinheiro: A menos que você queira deixar para a posteridade, o dinheiro só será útil até chegar o Planeta X. Depois dele, notas e moedas perdem todo o valor.

-Caça: Em tempos difíceis, não espere encontrar animais “nobres” pra matar no que restar de mata. Nessas horas, deve-se pensar como um chinês: Qualquer coisa que se mova pode ser comida. Mesmo gatos, cachorros, cavalos, ratos e insetos. A atenção deve ser redobrada no preparo da carne, para evitar doenças.

-Remédios: Apenas o básico. O novo mundo não dará espaço para pessoas que precisam de remédio constante e, depois de toda essa atribulação, duvido que restará algum laboratório farmacêutico em pé. Convém vigiar muito bem a saúde para evitar de precisar usar algum remédio.

-Energia: Lembra que eu disse que o ideal é montar seu abrigo em um lugar na zona rural? Pois vai precisar de energia. Se ela não vir de uma pequena hidrelétrica (Existem modelos à venda, que requerem manejo de um córrego ou ribeirão), vai ter que vir de outro lugar. Recomendo um catavento para captação de energia eólica, e os fios devem estar enterrados. Uma bicicleta ergométrica, um dínamo e umas baterias no-break servem para emergência. E, falando em emergência, luzes de emergência devem estar em prontidão, assim como faroletes e velas.

-Higiene: Ponto crítico em um abrigo. Pode-se ligar tubulação de água e esgoto para o teu abrigo, se assim o desejar, mas vai ser bem improvável que tudo ainda funcione quando “o bicho tiver pegando”. Vamos ter que apelar para a velha conhecida dos sítios de antigamente, a “casinha”, também conhecida como latrina ou fossa sanitária. Difícil vai ser agüentar o cheirão. Um “puxadinho” no abrigo talvez resolva o problema. Ou alguém vai ter coragem pra sair pra fora no meio do “fim do mundo”?

-Animais de estimação: Esqueça. No máximo, poderão servir de comida nas horas mais críticas. Sendo assim, prefira peixes: Quaisquer farelos podem sustentá-los, não fazem barulho, e podem virar sushi sem peso na consciência. Os menores podem ser torrados para virar petiscos, e os maiores podem ser comidos do jeito tradicional. E, uma dica valiosa: EVITE AS TRAÍRAS!!! As traíras não têm carne, só espinhos!

-Pesca: Falando em peixes, que lembra pesca... Muito dificilmente haverá algum regato de água não contaminado por coisas como cinzas vulcânicas, lixo tóxico ou coisas assim. Na verdade, se encontrar um regato de água no meio do fim-do-mundo, considere-se sortudo. Prefira usar redes em vez de varas, porque não se sabe se os peixes vão conseguir ver a tua isca se a água estiver barrenta, por exemplo.

-Junção de grupos/Confrontos: Todo grupo que não o teu é um inimigo em potencial. Esteja sempre de arma na mão. Caso o teu grupo e o outro se acertem, procurem unificar suas sedes para evitar malandragem (Deles, lógico!). Caso resolva saquear um grupo (Natural, o mundo está acabando, e sobreviver é prioridade), sempre tenha em mente:
A- Eliminar homens jovens e adultos – Se deixados vivos pra trás, vão se vingar!
B- Saquear o necessário – Nada de levar dinheiro ou badulaques desnecessários. O que deve ser levado é: Comida, remédios, armas e (caso haja) animais vivos, nessa ordem.
C- Levar mulheres e crianças – Apenas se necessário e se tiver espaço!
D- O principal: NUNCA IR SOZINHO!

-Deficientes: Este será um mundo cruel, e mundos cruéis não têm espaço para deficientes, quer físicos, quer mentais. Evite-os de ingressar no grupo (A menos que você tenha funções “particulares” para aquela mocinha debilóide), mas caso seja inevitável o ingresso de deficientes, faça-os se sentirem úteis, dando-lhes uma função cabível à sua capacidade, seja física ou mental. Caso não consiga encontrar nada que possa fazê-los úteis, lembre-se do provérbio de Leônidas: “THIS IS SPARTA!!!”

-Veículos: O Planeta X vai sacudir a geografia deste planeta, então prefira veículos 4X4 e motos off-road (Caminhões “traçados” também são desejáveis). Se preferível, faça-os rodar a álcool ou óleo vegetal, pois gasolina e diesel estarão praticamente em falta. Use-os apenas quando necessário, por exemplo, pra fugir de uma explosão de lava.
E, adicionando, tenha botes que possam comportar todo o grupo! Nunca se sabe quando pode ocorrer uma inundação.

-Chuva: Pode chover muito, pode não chover nada. Mas, caso seja possível, improvise uma cisterna pra recolher água da chuva, nem que seja apenas pra usar pra higiene.

-Água: Tenha bastante água armazenada na sua base. Todavia, se chegar a nevar, pode-se usar a neve, derretendo-a para se obter água. Como a previsão para o Planeta X é de que todos os vulcões entrem em erupção ao mesmo tempo, espalhando cinzas vulcânicas e formando uma nova Era Glacial devido à ausência de sol, é bem capaz que neve.

Seguindo esses conselhos (Ou pelo menos a maioria deles), você e seu grupo sobreviverão a qualquer cataclisma. E, como prêmio, terá o privilégio de passar seus genes adiante. Parabéns! :D

Por Jairo Navarro Dias

Um comentário:

  1. Tanto tempo sem aparecer.
    Agora retorna com presentinho...kkk
    powwwww é essa chupão ou chupetão

    ResponderExcluir